sábado, 31 de outubro de 2015

Grupo de dança debate problemas sociais de Manaus em novo projeto


Grupo de dança debate problemas sociais de Manaus em novo projeto
Projeto transforma espaços públicos nos bairros em palcos para a dança contemporânea.
sábado 13 de junho de 2015 - 9:30 AM
Kamilla Vieiralves / portal@d24am.com




A equipe, formada por cinco bailarinas conta com o apoio de uma DJ, figurinista, paisagista corporal e equipe para registro audiovisual, durante a pesquisa de campo e desenvolvimento das intervenções.Foto: Divulgação
Manaus - As intervenções artísticas em Manaus ganharão, em breve, uma nova leva de apresentações. A Contém Dança Cia., contemplada pelo Edital Prêmio Funarte Artes na Rua, realiza a segunda edição do projeto ‘A Rua Dança’ abordando, por meio dessa manifestação artística, os problemas sociais de cada zona da cidade. 
De acordo com a intérprete e criadora do grupo, Francis Baiardi, o projeto surgiu a partir de uma inquietação artística. “Penso em fazer uma atividade como essa desde o início da companhia, há seis anos. Senti uma necessidade, enquanto artista, de levar a arte contemporânea a outros lugares além dos teatros, onde, normalmente, essas apresentações acontecem”, esclareceu.
A ideia foi seguida de uma pesquisa, com o objetivo de conhecer os espaços e colher o material que daria origem às intervenções. “Partimos para uma pesquisa de campo para conhecer melhor cada zona da cidade e identificar quais problemas elas têm e poderiam ser abordados no projeto”, explica.
A pesquisa, que começou em 2014, envolveu todo o grupo, composto de cinco bailarinas — Ale Negreiros, Luana Viana, Ana Carolina Souza, Amanda Pinto e Francis Baiardi —, além da DJ Nati Veigas, a figurinista Luna e a paisagista corporal  Hadna Abreu. 
“Nós fomos para a rua, conversamos com as pessoas de cada bairro. No final, escolhemos dois de cada zona para fazer a intervenção e criamos a nossa paisagem corporal a partir da realidade de cada um”, afirma Francis. Até o momento, o grupo já passou pelas zonas oeste, centro-oeste e sul.
Em fase de ensaios, o projeto já tem dois locais definidos, para apresentações, nos dias 17 e 18 de julho. A primeira área contemplada será a zona sul.
No dia 17, uma sexta-feira, a companhia apresentará a intervenção ‘A Rua Dança’, às 18h, na Av. Joaquim Nabuco, e, no sábado (18), o projeto acontecerá no Mercado Adolpho Lisboa, às 8h. As demais apresentações acontecerão ao longo dos meses de julho e agosto, ainda sem locais definidos. 
O projeto conta com o trabalho de registro audiovisual do Coletivo Difusão e de Cléia Alves, além do apoio do Projeto Apoena, Arte na Zona Norte e Sacci.
SERVIÇO
O quê: Projeto ‘A Rua Dança’, da Contém Dança Cia.
Quando: 17 e 18 de julho (zona sul); 23 e 24 de julho (zona centro-oeste); 30 e 31 de julho (zona norte); 6 e 7 de agosto (zona oeste); e 14 e 15 de agosto (zona leste)
Quanto: Gratuito.

FONTE:
http://new.d24am.com/plus/artes-shows/grupo-danca-debate-problemas-sociais-manaus-novo-projeto/135469

Nenhum comentário:

Postar um comentário